Reading time: 4 minutes
Por um bom tempo, as principais maneiras de chamar a atenção de possíveis clientes eram pagas. O Marketing Digital inicia com a atração de pessoas. E se você não conseguir trazer o público certo para suas mídias digitais, logo não terá resultados.
Atualmente, é possível gerar visitas para um site sem ter gasto algum com anúncios ou através de listas de emails(email marketing).
Mas também tem a outra maneira de atrair o público que é através de anúncios pagos.
E neste artigo falaremos de duas modalidades mais usadas no momento que é o Tráfego pago e Tráfego orgânico.
O que é Tráfego Pago e Tráfego Orgânico?
Tráfego pago
Se refere aos visitantes que chegam até um site ou blog, através de anúncios feitos nos principais buscadores. Essas plataformas possibilitam um resultado mais rápido para quem deseja alavancar o seu negócio online. É uma espécie de troca você paga e as plataformas divulgam os seus anúncios, trazendo assim uma maior chance de conversão em vendas e retorno financeiro.
Tráfego orgânico
O Tráfego orgânico, como o próprio nome sugere, é algo que acontece de forma espontânea. Ou seja, sem nenhum um investimento financeiro direto. Mas lembre-se, esses investimentos não são apenas financeiros, certo?
Para que você consiga um bom tráfego orgânico em suas páginas é necessário muito trabalho e dedicação ao marketing de conteúdo. Isso acontece porque as visitas no seu site ou blog que acontecem por meio o tráfego orgânico chegam por meio de pesquisas em mecanismos de busca, como o Google.
E com isso, será mais fácil o seu site ser encontrado pelos usuários de internet, conseguindo assim ter grande credibilidade.
Qual é o melhor? Tráfego Pago ou Tráfego Orgânico?
Se você almeja resultados escaláveis e a longo prazo, o tráfego orgânico é o melhor.
Mais se o seu objetivo é uma campanha específica para vender produtos ou serviços de forma mais rápida, o tráfego pago seria o mais indicado.
O correto mesmo seria mesclar as duas estratégias e usufruir das vantagens de cada uma delas.
E com os resultados dessas duas estratégias já efetivadas, você poderá avaliar onde obteve mais retorno sobre o investimento e aplicar mais recursos na estratégia que estiver oferecendo mais benefícios para seu negócio.
Tráfego Pago: Vantagens e desvantagens
A grande vantagem do Tráfego pago é que apenas o valor irá definir a ordem em que o seu anúncio irá aparecer. Já a desvantagem é que você pode pagar pelo tráfego e não receber cliques ou não haver conversão em vendas.
Tráfego Orgânico: Vantagens e Desvantagens
A vantagem do tráfego orgânico é que ele gera um tráfego permanente. Ou seja, quanto mais relevante o seu conteúdo é para o público, maior a probabilidade desse público continuar acessando seu site ou redes sociais e assim criar um relacionamento duradouro e permanente com a sua marca.
A desvantagem é que os resultados virão a longo prazo. Levará mais tempo para trazer engajamento para o seu site ou blog. Será preciso um pouco mais de paciência.
Para trabalhar com Marketing digital, Tráfego pago ou Tráfego orgânico?
A decisão de investir em uma estratégia de marketing digital focada em tráfego orgânico ou tráfego pago deverá levar em consideração aspectos como: objetivo, custo-benefício, urgência de resultados e recursos disponíveis.
Todo negócio tem como objetivo conquistar novos clientes e aumentar a sua receita. Porém, para que isso aconteça, o primeiro passo é tornar a sua empresa conhecida. E para ganhar essa visibilidade, a sua empresa precisa adotar estratégias de Marketing Digital, que irão te ajudar alavancar ainda mais a sua marca.
Tráfego orgânico x Tráfego pago
Quando se decide investir em uma estratégia de marketing digital focada em tráfego orgânico ou tráfego pago devemos levar em consideração aspectos como: objetivo, custo-benefício, urgência de resultados e recursos disponíveis.
E para que que isso seja possível, temos que estabelecer uma comparação baseada nesses pontos. E a principal delas é identificarmos as vantagens e desvantagens de investir na atração de cada um deles colocando-os lado a lado.
Ao certeza que temos é que ambos os tráfegos se complementam, ou seja, resultados melhores serão alcançados se o seu negócio realizar investimentos nos dois tipos.
Também é necessário levarmos em conta alguns detalhes como, por exemplo, o fato de se o investimento do tráfego pago parar toda a estratégia pode ser desfeita, enquanto no orgânico os resultados alcançados não correm esse mesmo risco, já que um conteúdo continua gerando resultados mesmo depois de ter sido publicado.
Vou ficando por aqui.
Espero de verdade que este conteúdo te ajude na tomada de decisões para o crescimento do seu negócio online.
Se cuide, se Ame.
Até o próximo Post.