Os principais Gatilhos Mentais

Reading time: 3 minutes

Gatilhos mentais são estímulos recebidos pelo nosso cérebro que influenciam diretamente a nossa tomada de decisão. Saber estimular esses gatilhos é uma poderosa arma de persuasão e geração de resultados para marketing e vendas.
Quando se fala em vendas, esse é um dos gatilhos mais importantes.

Neste artigo vou te apresentar os principais gatilhos mentais e como utilizá-los na sua estratégia de Marketing!
Vamos lá!

O que são gatilhos mentais?

Gatilhos mentais são decisões que o cérebro toma no nível do inconsciente. É como se ele automatizasse algumas ações para se dedicar às escolhas mais complexas e evitar um esgotamento mental. São formas eficientes, rápidas e certeiras para desenrolar alguma negociação e convertê-la em uma venda.

.Gatilho mental da Escassez:
O gatilho da escassez é um dos mais poderosos. Quando o cliente não está totalmente seguro sobre comprar o seu produto, a possibilidade de não podê-lo mais adquirir o fará agir.

É comum ouvirmos alguém dizer que “precisou perder para dar valor”, especialmente no que diz respeito a relacionamentos afetivos.

Acredite, a mesma lógica funciona para os negócios. As pessoas costumam dar mais valor àquilo que é escasso. Isto porque o inconsciente coletivo costuma associar que, quanto mais difícil for conseguir determinado objeto de desejo, mais raro e valioso ele é.

.Gatilho mental da Reciprocidade
A reciprocidade é um dos gatilhos mentais mais importantes em vendas e é a principal base do inbound marketing.

Um exemplo, você pode, em meio ao seu processo de prospecção, enviar um e-mail para o lead com algum conteúdo que resolve algum pequeno problema que ele acabou revelando para você.

Dessa forma, seu lead irá se sentir grato por você ter ajudado e vai querer retribuir de alguma forma, o que esperamos que seja com o fechamento.

.Gatilho mental da Autoridade
Entre os principais gatilhos mentais, este é sem dúvida um dos mais importantes porque posiciona a marca como uma referência em seu mercado de atuação. Você há de concordar, que é muito mais fácil fazer negócio com alguém que confiamos.

Por isso, construir uma marca forte é tão importante em termos de marketing online, e um dos primeiros itens a serem listados na hora de se criar um plano de marketing digital.

.Gatilho mental da Prova Social
O gatilho da prova social consiste basicamente e apresentar depoimentos de clientes que recomendam seu serviço ou produto. Quando uma outra pessoa recomenda o que você oferece, isso gera valor adicional às suas afirmações sobre o que você está apresentando.

Este é considerado um dos principais gatilhos mentais por mostrar às pessoas que outros clientes já experimentaram seu produto e aprovaram a sua indicação. Em suma, indispensável.

.Gatilho mental da Urgência
O gatilho da urgência é muito próximo do gatilho da escassez, porque também desperta a sensação: “está acabando, preciso correr!”. Porém, a urgência está mais relacionada ao tempo. Então, é preciso correr para não perder o prazo!

Isso é bastante usado em campanhas promocionais e descontos por tempo limitado. No copywriting, expressões como “não perca!” ou “é só até amanhã” são bastante comuns, além do reloginho fazendo contagem regressiva.

.Gatilho mental da Novidade
Novidades podem ser boas ou ruins. Mas o nosso cérebro tende a criar expectativas de que elas vão transformar a vida para melhor. O potencial de prazer nos faz gostar do que é novo.

Em marketing e vendas, o anúncio de lançamento de novos produtos costuma gerar bastante reboliço, especialmente entre os early adopters. Nas redes sociais, anunciar novidades também costuma gerar bastante engajamento. Isso torna o gatilho mental da Novidade de suma importância no seu negócio online.

Enfim, esses são os principais gatilhos mentais que você pode usar para criar estratégias de marketing e vendas mais eficientes. Quando pensar nas suas abordagens, procure embasar as suas escolhas em alguns desses gatilhos, que vão direto no inconsciente do consumidor para facilitar as decisões de compra.

Vou ficando por aqui
Se Ame, se cuide.
Até o próximo Post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *