Reading time: 6 minutes
Como construir Autoestima e Autoconfiança
Acreditar em si mesmo e depositar confiança em seus objetivos e no seu sucesso é um grande passo para a felicidade.
Ter autoestima e autoconfiança em um mundo em que somos cada vez mais cobrados e pressionados pela forma como nos comportamos, vestimos e pela maneira que temos que agir pode ser algo desafiante e que necessita de um esforço muito grande de autoconhecimento e inteligência emocional.
Autoconfiança e autoestima: qual a diferença?
Os dois conceitos estão relacionados à nossa autoimagem e à preocupação de como essa imagem é projetada para os outros e em nós.
A autoestima está ligada ao fato de sentir-se bem consigo mesmo! É a forma como você se enxerga e a habilidade de se amar e estar satisfeito independente das circunstâncias.
Já a autoconfiança é voltada para a capacidade de acreditar que você é capaz! É confiar no seu poder de superar desafios e alcançar resultados almejados. É se sentir apto e capaz de realizar e fazer acontecer.
Como desenvolver Autoestima e Autoconfiança?
.Cuide-se
Para sentir-se bem é fundamental dedicar a si mesmo. Pratique atividades físicas, tenha boas horas de sono, procure ter uma alimentação equilibrada, se permitindo comer o que gosta mas sem precisar descuidar totalmente de sua saúde. Trate-se com amor e carinho. Não deixe de investir no seu crescimento pessoal. Leia mais, viaje, assista filmes, conheça pessoas novas, etc. Ter todas essas novas experiências como bagagem te dará mais confiança. Mas não se force e se cobre demais, respeite seus limites.
.Defina metas e objetivos
Saber onde queremos chegar é uma dos primeiros passos para desenvolver uma autoconfiança plena! Foque em traçar metas alcançáveis. As metas servem como um impulso e incentivo para você sair de qualquer situação que não te agrada. Comece com passos pequenos e vá aumentando gradativamente, a medida que for se sentindo mais confiante.
.Saia da zona de conforto
Só é possível ser mais confiante quando deixamos de lado os nossos medos e buscamos o que queremos atingir. Para alcançar confiança rapidamente, coloque-se em situações que lhe tragam medo ou insegurança, mas que os resultados serão positivos. Tente coisas que sempre teve vontade de fazer, mas nunca teve coragem ou oportunidade.
.Procure ajuda profissional
Construir uma boa autoestima e autoconfiança pode ser uma tarefa ainda mais complicada para algumas pessoas. É difícil se desvincular de padrões e expectativas impostos pela mídia, pela sociedade e pelo nosso próprio ego. Muitas vezes os problemas de autoimagem estão relacionados a traumas muito profundos. Não se culpe por isso e não despreze sua Saúde Emocional. Ela é tão importante quanto à física. Se você procura um médico quando sente uma dor no corpo, por que não procurar um profissional quando sente que sua mente não está bem?Talvez seja a hora recorrer à ajuda de um psicólogo ou coaching. A terapia pode te ajudar a localizar seus traumas e encará-los da melhor forma.
. Pratique a resiliência
O conceito de resiliência diz respeito a capacidade de reagir às adversidades da vida e superar obstáculos. Uma pessoa resiliente é capaz de sair de situações desfavoráveis fortalecida e entender que tudo pode servir como uma lição, até mesmo os erros. Observe suas dificuldades, mas não perca a vontade e a disposição de seguir em frente!
Por que a Autoconfiança e a Autoestima são importantes?
Construir autoconfiança e autoestima é um processo que demanda esforço, coragem e muita paciência. A autoconfiança se baseia na autoestima, na dignidade e em acreditar que você pode enfrentar qualquer desafio ou dilema da sua vida. A autoestima é a forma como falamos de nós mesmos.
Características das pessoas com autoconfiança e autoestima
.Acreditam nas suas habilidades
Mesmo sabendo que possuem pontos fracos, estão muito conscientes das habilidades que possuem e sabem tirar proveito delas. O mais importante é que não permitem que a opinião ou os comentários negativos daqueles que o rodeiam os afetem sem que haja um motivo, e se existir um motivo, são capazes de reconhecer seus erros e mudá-los.
.Têm habilidade para calcular riscos
As pessoas com níveis adequados de autoestima e autoconfiança são capazes de ver os riscos das ações que tomam. Além de enfrentar os medos que poderiam detê-las, conhecem as suas capacidades e são conscientes dos seus pontos fracos e do que não podem fazer.
.Enfrentam e eliminam os seus medos
Todos temos medos, alguns irracionais, outros não. As pessoas autoconfiantes são capazes de aceitar seus medos, enfrentá-los e eliminá-los. Ainda que este possa ser um processo complicado, sabem que é necessário para seguir em frente.
.Origens da autoestima e da confiança
Estas duas características se originam e são fomentadas desde a infância e dentro da família. Vale lembrar que este é o núcleo básico da formação do ser humano e que um ambiente dominado por pais excessivamente críticos e perfeccionistas pode causar sérios problemas emocionais nos adultos. Por outro lado, um ambiente saudável constrói adultos sadios física e emocionalmente.
Construindo sua Autoconfiança e aumentando sua Autoestima
Vou começar com uma pergunta que eu quero que você considere cuidadosamente: o que você honestamente acredita sobre si mesmo?
Que tipo de palavras entram na sua cabeça? Elas são amorosas, confiantes, gentis? Ou são palavras de vergonha, mágoa e incerteza?
Elas são algo como “Eu sou uma pessoa boa, trabalhadora e amiga gentil”? Ou elas soam mais como “eu sou muito preguiçoso, eu não sou bem sucedido o suficiente, e todos os meus amigos secretamente apenas me suportam”?
Eu estaria disposta a apostar que essas palavras eram uma mistura entre os dois: “Eu sou uma boa pessoa, mas eu poderia ser melhor. Eu sou um trabalhador, mas não valeu a pena da maneira que eu sonhei. Eu sou um amigo gentil, mas as pessoas na verdade me acham desagradável. ”
Baixa auto-estima é algo com que muitos de nós lidamos. Tem uma grande quantidade de causas que variam do traumático ao acidental, mas uma coisa que eu realmente acredito é que, lá no fundo, sempre haverá uma parte de você mesmo, não importa quão pequena seja, que sabe que você é digno.
Por isso, você clicou neste artigo em primeiro lugar! Algo dentro de você sabe que você merece melhor do que as mentiras que você diz a si mesmo, e as mentiras que os outros lhe disseram, sobre o seu valor.
Cada um de nós é um ser humano único e belo, e cada um de nós tem algo a oferecer ao mundo. Consertar nossa autoconfiança é uma jornada para toda a vida e altamente individualizada que exige muito trabalho, mas reunimos dez maneiras fáceis de ajudar sempre que você precisar.
Espero que esse artigo possa te ajudar a encontrar a sua melhor versão.
Se cuide, Se Ame…
Abraços e até o próximo Post.