Reading time: 7 minutes
O pensamento exerce sobre nós uma influência muito importante. Ele tem a capacidade de mudar nossa química cerebral, além de levar a estágios de desânimo e falta de iniciativa.
No nosso dia a dia, passamos por muitos obstáculos e muitas vezes, ficamos tristes e nos colocamos lá em baixo, atraindo pensamentos negativos.
Nosso pensamento tem grande poder em nossas atitudes. Se pensarmos em coisas boas, iremos atrair coisas boas, mas se pensarmos em coisas negativas, atrairemos coisas negativas.
O problema é que a negatividade traz consequências diretas para o nosso corpo físico e também para a nossa mente, afinal, tudo está interligado.
É claro que diversas situações podem nos colocar sob pressão, fazendo com que a gente pense no que pode dar errado.
Discussões, notícias ruins, alterações em variáveis incontroláveis, podem nos fazer pesar prós e contras. Mas acontece que muitas pessoas não sabem o que fazer para interromper o fluxo, dando força ao pensamento negativo.
.Agradeça
Aprenda a agradecer pela sua vida e o que nela existe.
Agradeça mais. Crie o hábito de refletir sobre tudo aquilo que você tem. Isso fará você dar menos atenção ao pensamento negativo e tudo o que ele exige de você.
Seja profundamente grato por tudo o que lhe acontece, do ar que você respira a tudo que já conquistou, pelo apoio, dedicação, compromisso e parceria das pessoas importantes para a sua vida. Quem pratica a gratidão de verdade se blinda da inferioridade e da inconsistência.
Manter-se agradecido ativa a glândula pineal e ajuda o corpo a produzir dopamina. A dopamina recupera a sensação de bem-estar e evita transtornos psicológicos como a ansiedade e depressão.
.Meditação
A meditação certamente serão de grande auxílio para que você se concentre no que realmente interessa, livre-se da influência do ambiente externo e se ponha no controle do que quer sentir, pensar e fazer.
Afaste o pensamento negativo com a leitura
Uma forma de afastar o pensamento negativo é concentrar-se em outras atividades. E a prática da leitura é excelente para isso. Ela leva seu pensamento para outras esferas e estimula a criatividade e a imaginação.
A leitura é uma ótima aliada de quem tem insônia, ajudando a esquecer alguns problemas e conflitos do seu dia, relaxando corpo e induzindo a um sono tranquilo.
Use todo o potencial de sua mente para vencer a negatividade.
O ser humano possui uma inteligência magnífica.
A determinação e o discernimento de como usar esse poder de forma adequada e positiva faz, de fato, com que a saúde mental seja preservada.
Além disso, a percepção desse grande potencial fornece um extraordinário ânimo, que dá forças para serem usadas no enfrentamento de quaisquer dificuldades. Inclusive para vencer a negatividade quando ela quer se instalar, não importando as condições, com disposição e fé inabaláveis.
Como vencer a negatividade dos pensamentos
Acredito que as aspirações essenciais do ser humano são buscar a felicidade e defender-se de sofrimentos. E para isso, certamente, é preciso vencer a negatividade quando ela se aproxima.
Para que esses objetivos sejam alcançados, cada pessoa caminha por uma via distinta. Assim, uns crêem que a posse de determinados bens materiais pode resguardá-los dos perigos e trazer satisfação. Alguns, por outro lado, se empenham na parte espiritual para consolidar seu estado de equilíbrio. E entre estas duas vertentes encontramos vários matizes de comportamentos.
Os fatores que mais fortemente contribuem para impedir que se atinjam essas aspirações são os pensamentos e as emoções negativas.
.Blinde sua mente: não se contamine com a negatividade alheia!
Blindar: revestir,proteger com blindagem. Cobrir, revestir ou envolver com qualquer material ou substância resistente ou impermeável, abrigar ou proteger.
Assim como blindamos carros, para protegê-los de qualquer tipo de ataque, também devemos fazer o mesmo conosco. Devemos blindar a nossa mente para que pensamentos, comentários e acontecimentos negativos não nos venham abalar.
Todo mundo conhece alguém negativo, aquela pessoa que insiste em lhe jogar para baixo, dizer que nada do que você faz é bom o suficiente, que tem sempre aquela “críticaha construtiva” para fazer ou que insiste em lhe dizer que você nunca chegará onde objetiva e devido a proximidade e convívio direto, você acaba duvidando de si mesmo, passando a acreditar que o outro tem razão e que você não é tão bom quanto pensava, não possui méritos, não é digno que coisas boas.
Pensamentos negativos podem atrapalhar e devem ser evitados. Você precisa reconhecer as próprias emoções e saber lidar com elas de maneira positiva, respondendo aos acontecimentos e a toda negatividade à sua volta.
Devido ao cenário em que vivemos, onde somos bombardeados de informações e enfrentamos diversas comparações, precisamos ter uma mente blindada contra toda negatividade que nos é jogada.
Se a mente não estiver suficientemente forte, corre-se o risco de se deixar inferiorizar por algo ou alguém. Reconhecer e gerenciar as próprias emoções, saber quais são os seus valores e aplicá-los em suas ações fortalecem nossa mente. Seus valores essenciais é que guiam suas escolhas.
Então, afaste-se de tudo aquilo que não for bom. Evitando com que informações negativas venham se somar aos seus pensamentos e sentimentos. Não procure e nem permita na sua vida, aquilo que não contribui para seu crescimento.
Quando você passa a ignorar aquilo que não lhe faz bem você poupa as suas energias, afasta a negatividade e torna-se uma pessoa mais focada atraindo mais coisas positivas para sua vida.
Ocupe sua mente com bons pensamentos; é como diz o ditado “mente vazia é oficina do diabo”, então procure mantê-la ocupada. Mas, ocupada de coisas que agreguem a você novos e bons conhecimentos, ouça pessoas inteligentes, cerque-se de tudo o que efetivamente pode colaborar para o seu desenvolvimento.
Isso vai ajudar a limpar sua mente daquilo que é negativo. Ligue-se mentalmente ao momento presente, ao aqui e agora. Se concentre no que realmente interessa, livre-se da influência do ambiente externo e se ponha no controle do que quer sentir, pensar e fazer.
Como afirmou Dalai Lama: “Não permita que o comportamento dos outros tire a sua paz. ”
Lembre-se que ninguém lhe conhece melhor do que você mesmo, ninguém sabe das suas experiências e vivências, de modo que nenhuma pessoa no mundo tem o direito de lhe impor onde você irá, do que você é capaz ou o que você pode ser. Os seus sonhos são apenas seus e nunca abdique deles por medo ou insegurança, acredite em você e prove ao mundo que você é muito mais do que ele espera.
Aprenda a apreciar a si mesmo como um todo, o que inclui a aparência, mas principalmente a essência. Uma pessoa que gosta de quem é, se sente muito mais forte e confiante, assim, comentários de terceiros sobre ela não a abalam simplesmente porque não são importantes. Reconhecer as suas qualidades te dará mais motivação para melhorar outros pontos e evoluir cada vez mais.
Seja crítico com as opiniões contrárias, passe por cima dos preconceitos, da maldade, da inveja mascarada de opinião. Despreze seus medos, atropele as suas tristezas, passe por cima da sua insegurança. Não se contamine pelas negatividades alheias, não confie em pessoas que nunca ousaram a se desapegar do comodismo e convenções sociais, de gente que nunca saiu do lugar e espera e exige que você faça o mesmo.
Reconheça o que há de melhor em você!
Vou ficando por aqui
Se Ame, se cuide.
Até o próximo Post.